Moving Motivators – Biopark

Alexandre Vignado

Introdução

Neste artigo, vou falar sobre como foi conduzir a prática Moving Motivators no Biopark, com o objetivo de lidar com conflitos e melhorar o engajamento da equipe.

Contexto da Equipe

Esta equipe era composta por 8 pessoas que, além de funcionários do Biopark, eram estudantes de um curso de gestão de projetos. Eles tinham o desafio de desenvolver duas soluções em sistemas relacionados à logística e investimentos. Eles trabalharam juntos por quase 1 ano para criar essas duas soluções. Enfrentaram desafios relacionados ao engajamento entre si e à compreensão do negócio, enquanto equilibravam o tempo aprendendo a arte da gestão de projetos. Gradualmente, introduzimos conteúdo relacionado à agilidade e o Management 3.0 sempre foi uma referência, principalmente para melhorar o aspecto comportamental entre eles como equipe. Conforme o desenvolvimento dos projetos avançava, implementamos mais práticas de gestão de projetos, Management 3.0 e comportamentais, sempre visando melhorar a qualidade do trabalho da equipe, em termos de técnica e comportamento.

Explicação da Prática

Esta prática tem como objetivo entender o que nos motiva diariamente e como esses motivadores afetam nossas decisões. Os motivadores utilizados foram Relacionamento, Status, Curiosidade, Aceitação, Metas, Honra, Maestria, Liberdade, Ordem e Poder.

Claro, isso é uma sugestão e orientação, dos principais motivadores humanos no trabalho. Cada um pode adicionar alguma motivação extra, mas mantê-la o mais genérica possível é interessante.

Por que decidi usar esta prática?

Recebi relatos de conflitos na equipe que poderiam estar relacionados às motivações das pessoas. Eles têm perfis muito diferentes.

Com a prática, a expectativa seria identificar os motivadores individuais e a média da equipe e entender como cada pessoa contribui para esta equipe.

Como usei esta prática?

Como a equipe estava remota, tivemos uma reunião onde expliquei a prática e sua importância para o autoconhecimento, sinergia da equipe e direcionamento das decisões que as equipes estavam enfrentando no trabalho.

Com um modelo no Excel, pedi a cada um que o preenchesse individualmente, enviando os arquivos para meu e-mail.

Modelo do Excel usado pela equipe

Recebi os documentos e continuei a prática, onde todos foram instruídos a compartilhar e explicar os pontos principais. Para deixar o motivador positivo ou negativo, o contexto solicitado foi o trabalho na empresa Biopark, já que o trabalho lá afetava cada um dos motivadores.

Como a prática foi realizada após o Mapa Pessoal, foi muito interessante ver que refletia as opiniões e a vida que as pessoas apresentaram no Mapa Pessoal, mas também notamos muitas diferenças entre as pessoas. Alguns estavam muito preocupados com a Liberdade, enquanto outros preferiam o Status.

Apesar disso, ao gerar a média da equipe, vimos que os motivadores, de modo geral, estavam próximos, mostrando à equipe que, no final das contas, todos estavam buscando as mesmas coisas, com objetivos semelhantes, e que não havia motivo para tantos conflitos.

Também foi interessante perceber que pessoas que eram opostas no trabalho tinham motivadores muito similares. Acredito que isso ajudará a unir essas pessoas, afinal, saber que o colega de equipe tem as mesmas preocupações melhora a sinergia e a convivência.

Minhas aprendizagens como facilitador

Foi muito valioso, pois a equipe tinha perfis muito diferentes, tanto em termos de experiência quanto de idade. Foi interessante notar as mudanças nos motivadores de acordo com o contexto de cada um, mas todos tinham uma sinergia que não conheciam.

Foi uma ótima oportunidade para revisar a compreensão da prática, reforçando como ela pode ser usada para a resolução de conflitos.

Próximos Experimentos com Esta Prática

Sempre tento explicar aos participantes o propósito da prática e como eles podem usá-la. Para um futuro experimento em um contexto semelhante, após entender e debater as motivações com o Moving Motivators, algo que acredito que funcionaria bem seria criar a Matriz de Competências da Equipe para unir as informações coletadas, dessa forma, ao conhecer as motivações, entenderemos melhor como trabalhar as competências (soft e hard) dos participantes no processo. Depois de um tempo, sugiro repetir a aplicação do Moving Motivators para entender como suas ações direcionadas ao indivíduo afetaram (positiva ou negativamente) cada motivador.

Referências:

Artigo elaborado como parte do processo para a certificação Management 3.0 Practitioner
Article was written as part of the Management 3.0 Practitioner certification process

Introduction

In this article I will talk about how it was to run the Moving Motivators practice at Biopark, aiming to deal with conflicts and improve team engagement.

Team Context

This team was made up of 8 people who, in addition to Biopark employees, were students of a project management course. They had the challenge of developing two solutions in systems related to logistics and investments. They worked together for almost 1 year to create these two solutions. They faced challenges related to engagement with each other, and understanding the business while balancing time learning the art of project management. Gradually we introduced content related to agility and Management 3.0 has always been a reference, mainly to improve the behavioral aspect among them as a team. As the development of the projects progressed, we implemented more project management, management 3.0, and behavioral practices, always aiming to improve the quality of the team’s work, in terms of technique and behavior.

Explain the Practice

This practice aims to understand what motivates us daily and how these motivators affect our decisions. The motivators used were Relationship, Status, Curiosity, Acceptance, Goals, Honor, Mastery, Freedom, Order, and Power.

Of course, this is a suggestion and guideline, of the main human motivations at work. Each can add some extra motivation, but keeping it as generic as possible is interesting.

Why did I decide to use this practice?

I received reports of conflicts in the team that could be related to people’s motivations. They are very different profiles.

With practice, the expectation would be to identify the individual motivators and the team average and understand how each person contributes to this team.

How did I use this practice?

As the team was remote, we had a meeting where I explained the practice and its importance for self-knowledge, team synergy, and directing the decisions that the teams were facing at work.

With a template in Excel, I asked each one to fill it out individually, sending the files to my email.

Excel template used by the team

I received the documents and continued the practice, where everyone was instructed to share and explain the main points. To leave the motivator positive or negative, the context requested was the work at the Biopark company, as the work there affected each of the motivators.

As the practice was carried out after the Personal Map, it was very interesting to see that it reflected the opinions and life that people presented in the Personal Map, but we also noticed many differences between people. Some were very concerned about Freedom, while others preferred Status.

Despite this, when generating the team average, we saw that the motivators, in general, were close, showing the team that, in the end, everyone was looking for the same things, with similar goals, and that there was no reason for so many conflicts.

It was also interesting to realize that people who were opposites at work had very similar motivators. I believe this will help bring these people together, after all, knowing that the teammate has the same concerns improves synergy and coexistence.

My learnings as a facilitator

It was very valuable as the team had very different profiles, both in terms of experience and age. It was interesting to notice the changes in the motivators according to the context of each one, but they all had a synergy that they did not know.

It was a great opportunity to review the understanding of the practice, reinforcing how it can be used for conflict resolution.

Next Experiments with This Practice

I always try to tell participants the purpose of the practice and how they can use it. For a future experiment in a similar context, after understanding and debating the motivations with Moving Motivators, something that I believe would work well would be to create the Team Competence Matrix to unite the collected information, in this way, by knowing the motivations, we will better understand how to work the competences (soft and hard) of participants in the process. After a while, I suggest repeating the Moving Motivators application to understand how your actions directed at the individual affected (positively or negatively) each motivator.

References:

 
Artigo elaborado como parte do processo para a certificação Management 3.0 Practitioner
Article was written as part of the Management 3.0 Practitioner certification process